Projetos desenvolvidos para definir a estratégia de operações logísticas do negócio, se devem ser próprias ou terceirizadas, quantos e onde deveriam estar localizados os centros de distribuição, desenho do modelo de entrega de mercadorias, utilização de tecnologias e inovação para criação de diferencial competitivo ou ainda projetos de turnaround. Além disso, os projetos estratégicos avaliam tendências de mercado e ajudam a identificar oportunidades de negócio.
A escolha correta da sua estratégia trará diversos benefícios como:
Redução de custos;
Eficiência operacional;
Flexibilidade para adaptar a operação às mudanças de mercado e necessidade dos seus clientes;
Entregar uma ótima experiência aos seus clientes, que poderá ajudar a fidelizá-los e aumentar suas receitas;
Melhorar a sua competividade no mercado e se destacar diante dos seus concorrentes.
Alinhados com a estratégia geral da empresa, os projetos táticos costumam ter objetivos de curto e médio prazos. Monitorando as mudanças do ambiente, atuam de forma prática e sugerindo ações efetivas para rápida implementação, envolvendo com clareza as equipes e demais stakeholders.
São importantes para a empresa se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e/ou aproveitar oportunidades de negócios, assim como ajudam a atingir resultados específicos rapidamente.
Projetos táticos logísticos típicos desenvolvem melhorias de processos, estruturação de KPIs e torre de controle, gestão de custos e orçamento, prevenção de perdas e gerenciamento de riscos, PMO de projetos e implantação de novos CDs.
Relacionados às atividades rotineiras do negócio, normalmente são de curto prazo e estão alinhados com as metas e objetivos da empresa. São desenvolvidos para que um determinado processo seja executado de maneira eficiente e eficaz.
Alguns exemplos de projetos logísticos operacionais são a implantação de novos processos, gestão e revisão de contratos, contratação de fretes e serviços, gestão de aquisições, capacitação e treinamento.
Os projetos operacionais são fundamentais para garantir que a empresa esteja sempre operando com excelência, assegurando a melhor relação entre resultados e recursos envolvidos.
Projetos para se diferenciar no mercado digital. A eficiência em vendas digitais tem como principal objetivo construir um ecossistema para proporcionar uma experiência incrível aos clientes. Ao se oferecer uma boa oferta de produtos, associada a uma excelente jornada de compra, tanto as vendas quanto a reputação do seu e-commerce são impactadas positivamente.
Negócios digitais eficientes possibilitam praticar preços mais competitivos, melhorando a conversão de vendas e a rentabilidade.
Alguns resultados típicos de projetos de eficiência: